PROTOCOLO DNS

...

O protocolo DNS é uma maneira de não se utilizar endereços numéricos para cada computador, como por exemplo, o endereço IP. Assim é possível associar nomes aos endereços numéricos graças ao protocolo DNS que vem do inglês Domain Name System, utilizando o RFC 882 e RFC 883, e seguidamente revisto em 1987 no RFC’s 1034 e 1035. Tal relação entre o endereço IP e o nome de domínio associado, chama-se resolução de endereços ou resolução de nomes. ................ O protocolo DNS esta associado a camada de aplicação e as requisições que o envolvem utilizam o porta 53 do protocolo UDP. O formato da mensagem do protocolo DNS  é dividido em formato de mensagem de consulta DNS e formato de mensagem de atualização DNS. Porém são três tipos de mensagens possíveis sendo: consulta, resposta e atualização. Consultas e respostas são definidas no padrão DNS original e as atualizações são definidas na RFC 2136. Todos os três tipos seguem um formato de mensagem comum.

FORMATO DE MENSAGEM DE CONSULTA DNS

A mensagem DNS comum possui um cabeçalho de comprimento fixo, 12 bytes e uma posição de variável reservado para a pergunta, resposta, autoridade e registros de recursos adicionais do DNS.

Formato de mensagem do DNS
Cabeçalho DNS (comprimento fixo)
Entradas de pergunta (comprimento variável)
Registros de recursos de resposta (comprimento variável)
Registros de recursos de autoridade (comprimento variável)
Registros de recursos adicionais (comprimento variável)

   

Nome do campo Descrição
ID de transação Um campo de 16 bits identificando uma transação de DNS específica. A ID de transação é criada pelo originador da mensagem e é copiada por respondedor em sua mensagem de resposta. Usando o ID de transação, o cliente DNS pode corresponder as respostas para suas solicitações.
Sinalizadores: Um campo de 16 bits que contém vários sinalizadores de serviço que são trocados entre o cliente DNS e o servidor DNS, incluindo:
Solicitação/resposta campo de 1 bit definido como 0 para representar uma solicitação de serviço de nome ou definido como 1 para representar uma resposta do serviço de nome.
Código de operação campo de 4 bits representa a operação de serviço de nome do pacote: 0x0 é uma consulta.
Resposta de autorização campo de bit 1 representa o que o Respondente é autoritativo para o nome de domínio na mensagem de consulta.
Truncamento campo 1 bit é definido como 1 se o número total de respostas excedido o datagrama de protocolo de datagrama de usuário (UDP). A menos que datagramas UDP maiores que 512 bytes ou EDNS0 estiverem ativadas, apenas os primeiros 512 bytes da resposta UDP são retornados.
Recursão desejado campo de 1 bit definido como 1 para indicar uma consulta recursiva e 0 para consultas iterativas. Se um servidor DNS recebe uma mensagem de consulta com este campo definido como 0, ela retornará uma lista de outros servidores DNS que o cliente pode entrar em contato. Esta lista é preenchida de dados do cache local.
Recursão disponível campo de 1 bit definido por um servidor DNS como 1 para representar que o servidor DNS pode lidar com consultas recursivas. Se a recursão estiver desativada, o servidor DNS define o campo apropriadamente.
Reservado campo de 3 bits que é reservado e definido como 0.
Código de retorno campo de 4 bits que contém o código de retorno: ·                    0 é uma resposta bem-sucedida (consulta resposta está na resposta da consulta). ·                    0x3 é um erro de nome, indicando que um servidor DNS autorizativo respondeu que o nome de domínio na mensagem de consulta não existe. Para obter mais informações sobre códigos de retorno, consulte Informações de referência do DNS.  
Contagem de registros de recurso de pergunta Um campo de 16 bits que representa o número de entradas na seção pergunta da mensagem de DNS.
Contagem de registros de recursos de resposta Um campo de 16 bits que representa o número de entradas na seção resposta da mensagem de DNS.
Contagem de registros de recursos de autoridade Um campo de 16 bits que representa o número de registros de recursos de autoridade na mensagem de DNS.
Contagem de registros de recursos adicional Um campo de 16 bits que representa o número de registros de recursos adicionais na mensagem de DNS.

 

 PROTOCOLO DNS (COMO INSTALAR SEUS DOMÍNIOS)

  1° Para instalar um servidor DNS no Windows Server 2008, clique em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Gerenciador de Servidores;

2° Em DNS Incluso, clique em  “Expandir Serviço/Recurso”, localizado à esquerda do servidor onde deseja acessar o serviço;

3° No campo Domínio, informe o domínio do site sem “www” e ”’http://”’, depois, clique sobre o botão Instalar, assim que retornar o Status Aguardando Ativação significa que a processo foi realizado com sucesso;

4°Em cloud computing ou servidores dedicados, clique em  “Expandir Serviço/Recurso”, localizado à esquerda do servidor onde deseja acessar o serviço;

5° Em DNS Incluso, clique em  “Administrar Serviço/Recurso”; 6° Na próxima tela, que é a do Gerenciador de DNS, crie as entradas “.” (ponto) e www.

O COMANDO IPCONFIG

  Este comando é utilizado, basicamente, para exibir as configurações do protocolo TCP/IP de um computador. DNS mantém um cache local de DNS, para acelerar a resolução de nomes, evitando que passem pelo mesmo processo novamente. Você pode exibir o cache local do DNS, utilizando o seguinte comando:

ipconfig/displaydns”

 Será listado o cache do DNS local, no formato indicado a seguir, onde apresento a parte inicial da listagem do cache local do DNS de uma estação de trabalho:

Windows IP Configuration

activex.microsoft.com

—————————————-

Record Name . . . . . : activex.microsoft.com

Record Type . . . . . : 1

Time To Live . . . . : 6105

Data Length . . . . . : 4

Section . . . . . . . : Answer

A (Host) Record . . . : 207.46.196.108

codecs.microsoft.com

—————————————-

Referências:

LocaWeb

Hardware

LinhaDeCodigo

ClubeDoHardware

Kioskea

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s